segunda-feira, 12 de abril de 2010

Ke$ha: Candidata a artista da década


Os anos zero se foram e com ele uma constatação: Beyonce foi, com sobras, a artista da década. Mulher bem sucedida no show-bizz internacional, soube como ninguém, transformar seu multi-facetado talento em sucesso e grana.
Anos 10 começando e vida nova. Beyonce segue arrebentando, mas tudo indica que ela vá deixar o posto para alguma substituta afinal, nem a Rainha do Pop Madonna, conseguiu atravessar décadas sendo absoluta, embora continue vendendo muito bem obrigado, até hoje.
Então vamos as candidatas e aos candidatos da vez e em 2019 que sabe não discutamos essa lista.
Lady Gaga largou na frente, já distruindo geral em 2009 se mostrando um grande fenômeno. É a favorita da lista, mas acho que seu produto tem prazo de validade menor que estão dizendo por aí. Ela é avassaladoramente pop, faz o gosto do mercado sempre e se coloca a disposição como uma promotora de vendas de sua própria imagem. No entanto vejo Gaga apenas como uma Gwen Stefani melhorada e que alcançou um importante nicho de mercado (GLSTB) o que ainda vai dar um bom caldo, mas talvez não o suficiente para mante-la no auge atravessando a década, como fez Beyonce, que arrebentou coletivamente com o Destinys Chield no início da década e se consolidou  depois em vôo solo.
Nichole Scherzinger é um nome importante, mas sua imagem segue extremamente atrelada ao The Pussycat Dolls e dificilmente ela conseguirá emplacar uma carreira solo consistente, o que seria de fundamental importância para chegar ao top da década, mas é um nome a ser pensado. Vai que emplaca?
Ke$ha abriu a década como um míssil. Está fazendo agora com seu single Tik Tok, melhor do que Gaga fez com seu debut "Just Dance" no ano passado. E olha que Ke$ha nem precisou de up-grade de nenhum artista de hip-hop para garantir esse feito. Seu álbum debut "Animal" vende horrores no mundo inteiro (inclusive no Brasil está no topo há seis semanas) e a ex-garçonete é figura fácil nos grandes eventos da América. Chega a ser um produto mais audacioso ainda do que a própria Lady Gaga, porque sua linha de trabalho meio que visiona o que o mercado quer em termos de música pop para essa nova década. Hoje Ke$ha seria a minha favorita nessa disputa.
Justin Bieber é um garoto que é uma incognita: Pode ser esse furacão todo de momento e não passar disso, já que ele vai passar por uma transformação vocal, uma vez que tem voz fina ainda. Na história da música já tivemos exemplos clássicos dessa transformação, como a bem-sucedida de Michael Jackson, que tinha na infância uma voz maravilhosa que encantava, e quando adulto ficou ainda mais f*da. Já os irmãos Hanson não tiveram a mesma sorte. Se Justin conseguir realizar essa passagem com êxito e nos mostrar algo que surpreenda o mundo pop, quando chegar em sua maioridade, pode ser um postulante ao top da década também.
Outros nomes correm por fora como Jay Sean, Iyaz, Rihanna e Fergie (Black Eyed Peas).

No Brasil a década foi dominada pela rainha do Axé Ivete Sangalo. Indícios apontam que essa década será de Cláudia Leitte, outra musa das micaretas. Mas tem gente aí com cara de que vai disputar esse caneco à tapa, como o sertanejo Luan Santana que abriu a década literalmente como um meteoro e vai dar trabalho para a loira. Correm por fora Victor & Léo, Maria Gadú e Seu Jorge.

Mas calma gente, a década mal começou. Muita água inda vai rolar e novos nomes ainda devem surgir para movimentar ainda mais esse mercado fonográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário